CONVITE
O quê: lançamento do livro O Setênio Edna Domenica Merola
Onde: FECESC. Av Mauro Ramos, 1624, Florianópolis
Quando 12/07/2023, das 17 às 19 hs
O setênio nas palavras de Cláudio Carvalho
- escritor e pós-doc em Estudos Culturais, doutor em Letras, graduado em História.
"Em “tempos líquidos” de leituras e amores igualmente confortáveis e descartáveis, o que há de mais rico na presente obra é ser ela um objeto feito de cacos partidos da autora/narradora, de seus tempos e memórias, de nossos tempos e memórias comuns, da História e de nossas histórias. [...] o livro causou em mim o efeito de uma leitura de um romance, a despeito da fragmentação em gêneros diversos, em que predominam o conto, a crônica, a memorabilia... Seguidos de poemas, dramaturgia, crítica literária, conversas de Facebook...
A personagem principal da trama romanesca, que é a autora/narradora, quanto mais se esconde em alusões jocosas, mais se revela. Este procedimento é cruel, debochado e obsceno. Obsceno no sentido de trazer à cena algo que aparentemente não deveria estar ali. [...] A trama, escondida (e revelada) pela colcha de retalhos de variados gêneros literários e discursivos, é toda pontuada pelo procedimento brechtiano: “mostrai que mostrais”. Enfim, “isto” é um livro que é todo uma encenação. [...] o caráter documental do livro virá a residir exatamente nesses trechos aparentemente descartáveis e imediatistas."(Cláudio Carvalho).
A autora de "O setênio" - Edna Domenica Merola - é também autora de: Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001), De que são feitas as Histórias (Postmix, 2014); Diálogos da maturidade (Postmix, 2016); Relógio de Memórias (Postmix, 2017). Poemas: Cora, Coração (Nova Letra, 2011). Contos e crônicas: A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra, 2011); No Ano do Dragão (Postmix, 2012); As Marias de San Gennaro (Insular, 2019). Organizou coletâneas: Tudo poderia ser diferente – inclusive o título (Amazon, e-book, 2022) e Do corpo ao corpus (Palhoça: Rocha. 2022).
Comentários
Postar um comentário